Translate this Page

Rating: 2.7/5 (692 votos)


ONLINE
1



Partilhe esta Página

 

 


INSTITUCIONAL
INSTITUCIONAL

O que é o FLAL – Festival de Literatura e Artes Literárias

 

O Festival de Literatura, evento online no Facebook, foi criado pelo escritor Luiz Amato com o objetivo de divulgar a Literatura Nacional Contemporânea e ajudar na identificação da imagem do autor junto ao público – que depende muito de sua própria atuação.

 

O objetivo é promover a literatura, na expectativa de que, só em conjunto, poderemos fazer a diferença e “ser lidos” pelas editoras que comandam as publicações no país. Aquelas que têm capital para investir na literatura nacional e descobrir novos talentos e que, até o momento, investem em títulos estrangeiros, visando o retorno financeiro.

 

Desejamos que a literatura nacional seja vista, seja lembrada como cultura nacional e não apenas um produto meramente comercial. Queremos investimentos por parte do Ministério da Cultura, não no sentido de financiamento dos escritores, mas na captação de leitores junto às instituições de ensino. Políticas de incentivo à leitura de escritores contemporâneos e não apenas os clássicos, que muitas vezes são “empurrados com obrigatoriedade” para os estudantes.

 

O FLAL identifica o escritor através de entrevistas, onde ele escolhe as perguntas que pretende responder. Perguntas elaboradas pelo público. As entrevistas respondidas são publicadas na página do evento, com dia e hora marcado, e através de bate-papo em tempo real. O escritor se dispõe a “conversar” com o público, num horário agendado. Um bate-papo escrito. Nas duas modalidades, os autores se dispõem a falar de si mesmos e de seus escritos, revelando suas preferências e métodos literários. Total interação com o público.

 

Em 2016, a convite do escritor Luiz Amato, as autoras: Ironi Jaeger e Nell Morato passaram a dividir as responsabilidades na gestão do festival.

 

Ao longo do tempo vários escritores passaram pelo festival, como convidados, participantes ou voluntários, atuando na organização de forma gratuita.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Equipe FLAL

 

Ironi Jaeger 

Luiz Amato

Nell Morato

 

Coordenação à cargo dos mediadores que junto da equipe,

trabalham de forma voluntária, sem nenhuma remuneração,

visto que o Festival é totalmente gratuito.